28 de jun. de 2016

Brexit, xenofobia, e o nosso DNA.

Já viram o vídeo sobre nossas verdadeiras origens? Voluntários para um teste de DNA com um resultado muito bonito. Esse vídeo fala muito por si só sobre estes assuntos no título.
Então uma das decisões mais atordoantes recentemente foi a de o reino unido se separar da união européia, uma decisão feita pela velha geração de um país, uma geração que já viveu, que já aproveitou dos benefícios de partilhar um lugar comum com outros países, um mercado comum e livre, a liberdade de trabalhar em outros lugares recebendo um tratamento destinado a quem é cidadão, a liberdade de uma troca cultural, uma geração que fez uma decisão totalmente egoísta, motivada por sentimentos de superioridade de um povo que se acha "puro" e que imigrantes fazem mal para seu país, sua cultura. Essa xenofobia intensificada provém da recente erupção de refugiados que não concordam e não querem lutar uma guerra que não é sua, que preferem não ser pegos no fogo cruzado do ódio mútuo que não lhes diz respeito, que gostariam que seus filhos crescessem longe desse cenário. O velho clichê que diz que o ódio promove o ódio é mais do que verdade em todos os casos.
Esse é o verdadeiro motivo de uma decisão que vai apenas trazer lamentos. O Reino Unido não será mais unido, mas sim fragmentos do que um dia foi um grande influente do mundo. Escócia concretizará seu desejo de independência de alguns anos atrás e ficará sozinha na UE; Irlanda do Norte se unificará com sua contraparte e irá pertencer a UE, uma Irlanda unificada, porém nunca mais unida; País de Gales também fala em independência; e Inglaterra ficará com sua soberania, orgulho e xenofobia, porém sozinha, sem influência, apenas um país como qualquer outro, com sua moeda, com sua política, com suas regras, tentando resolver seus próprios problemas, desamparada. E com uma economia muito prejudicada. Valeu a pena?
Neste vídeo, uma moça afirma que o teste deveria ser compulsório, pois não existe algo como "raça  pura" no mundo. Não existe e não deveria haver consideração contrária. Nacionalismo exacerbado sempre resultou em adversidades.

Um comentário: