25 de jun. de 2016

(In)tolerância e (Des)respeito

"Você não sabe de nada", "você não tem bases para dar opinião sobre tal assunto", "você é arrogante", e outras espécies de ofensas. Quantas vezes fui obrigada a ler/ouvir está espécie de colocação desequilibrada por parte de pessoas no facebook, amigos inclusive, em postagens em que discordo de sua opinião sobre assuntos atuais. São estas pequenas, porém incendiárias, reações que alimentam cada vez mais o ódio que anda sendo tão bem cultivado atualmente. São cada vez mais raras as pessoas que sabem conversar, sabem o significado de um debate, uma exposição de ideias de maneira civilizada.
O propósito de um debate é construir, porém cada vez mais pessoas acham que não precisam mais ser "construídas". Por achar suas opiniões sólidas e intelectualmente soberanas, qualquer cérebro alheio ao seu pensamento, que apresente um argumento diferente, refute sua ideia no intuito de adicionar à conversa, é digno de insultos e ódio.
Cada vez mais as pessoas vem praticando a intolerância, talvez influenciadas por tudo que acontece no mundo atualmente, por ideias de outros que pregam intolerância, que diferenças não são aceitáveis, que uma pessoa pode brincar de soberania, que não existem consequências às suas ações. Respeito é palavra trivial, destituída de significado, desconstruída e espalhada em migalhas. Respeito é um sentimento bom que cada vez perde mais espaço no coração humano pra intolerância e sentimento de superioridade. A humanidade precisa de mais sentimentos bons, precisa que todos ergam suas varinhas e iluminem a marca negra que paira no alto. Menos ódio, soberba, subtrações, intolerância; mais amor, mais debates, mais adições, mais respeito, mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário