2 de ago. de 2016

Biel (machismo)



Biel. Biel virou sinônimo de machismo e preconceito. Biel virou sinônimo de infantilidade.
Biel surgiu porque foi fácil. Nascido em berço de ouro, filho de uma advogada e um dono de uma empresa de shows, o pai colocou o filho pra "cantar" porque podia. E emplacou, foi angariando alguns fãs pelo Brasil cantando seu funk.
Porém, Biel, na mídia, e em suas opiniões, as quais lhe parece legal divulgar a quatro ventos, sempre foi machista, homofóbico, preconceituoso. Como comprovado por alguns de seus tweets antigos. Em plena época do amor liberal, empoderamento feminino e inclusão social.
E como se não bastasse, assediou sexualmente uma repórter do IG, tentando se defender depois afirmando que era apenas uma "brincadeira", como se fosse normal. Depois de gravar um vídeo pedindo desculpas, Biel, em uma festa, comprovou seu falso vitimismo ao cantar, no palco, os versos "tá gostosinha/te quebro ao meio". E não satisfeito, acusa a repórter que o denunciou de o prejudicar, afirmando que não vai mudar porque "é o jeito dele". Ou seja, essa é mesmo a pessoa que ele é. Porém, ele não sofre nenhuma consequência pelo assédio, enquanto a jornalista que, muito que bem, o denunciou, perdeu seu emprego.

Machista, por definição, tem a mente fechada dentro da caixinha. Machista julga uma mulher pela aparência e por número de homens que passaram pela sua vida e a condena, sendo que pelas mesmas razões um homem é enaltecido. É o famoso dois pesos e duas medidas. É triste como ainda precisamos explicar o que está errado neste pensamento. E ainda que fosse somente um pensamento! Infelizmente, isso vem acompanhado de atitudes. Muitos homens ainda acham que bater em uma mulher é aceitável, e normalmente porque esta tal mulher não quer dar um beijo, ou fazer sexo. Pois bem, se o pensamento machista condena as mulheres pelo número de homens com quem estiveram, porque este mesmo homem machista, vendo uma mulher, acha que ela tem por obrigação "ficar" com ele? E não é nem por roupas, é por ser mulher. Muitos homens acham que se dirigir ofensivamente a uma mulher é lisonjeiro, ou apenas brincadeira. Homens se acham no direito de gritar ofensas a uma mulher na rua pois em seu pensamento machista controverso, chamar uma mulher de gostosa fará ela gostar de você, mesmo, esse mesmo pensamento machista julgando que a mulher que tem essa atitude não é "pra casar". Ainda seguindo a linha do pensamento machista controverso, eles se acham também no direito de te assediar diretamente, no ônibus, no táxi, no uber, no metrô, como se o corpo de uma mulher fosse propriedade pública. Resumindo, o pensamento machista controverso diz que não se deve respeitar uma mulher.
E geralmente, isso vêm em combos. Machistas são preconceituosos e homofóbicos, pois, segundo sua linha de pensamento, quem é diferente não merece respeito. Infelizmente, esta não é uma questão de educação, pois, como o Biel, muitos nasceram em berço de ouro e tiveram oportunidades na vida de ter a melhor educação na escola. É uma questão de caráter, algo muito mais difícil de ser construído, e mais difícil ainda de ser mudado e aprendido ao longo da vida, o que só acontece com uma vontade de mudar e remoldar suas atitudes, acontece quando está disposto a colocar-se no lugar do outro e pensar em como se sentiria. É colocar em prática a frase "não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você". É pensar em como o ódio gratuito fere os outros e fere à você mesmo por dentro. Pensar em como se sente uma mulher que teme ser estuprada no meio da rua por estes mesmos machistas controversos que ela aguenta todo dia, calada, a assediando em cada canto.
Não deveria precisar dizer isso, nem apontar o que há de errado, mas infelizmente, ainda há no mundo esse tipo de atitude.
PS: Sobre a outra metade do combo, homofobia e preconceito, falo no post Direitos Humanos

4 comentários:

  1. Concordo Bianca.
    Acho que veio tudo muito fácil.
    Apesar do twitter falar que a carreira dele acabou, não me surpreenderia se em 2 meses ele tivesse nos programas de TV novamente.
    Espero muito está errado. Mas, Brasil.
    Mulheres merecem respeito. Não só elas, todos nós .
    Precisa haver alguma consequência criminal com esse rapaz.
    Querendo ou não, ele é um formador de opiniões, e não pode passar em branco.
    --
    E vc como sempre com textos ótimos.
    Bj.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada :)
      Não me surpreenderia também. Biel é polêmico, e o que é polêmico sempre acaba na TV uma hora ou outra. Sempre vai ter alguma audiência, porque infelizmente, a sociedade apoia e gosta. Como no exemplo do assédio, demitirem a repórter. Quer mais apoio que isso? Ao machismo, á escrotisse. É triste.
      Mas mulheres deviam se manifestar mais, porque o medo faz eles crescerem pra cima, principalmente em lugares públicos onde vc é assediada, deviam colocar a voz pra funcionar, dar lição de moral.

      Excluir